5 Sinais de Infestação que Indicam que Sua Empresa Precisa de Dedetização

A dedetização é essencial para manter um ambiente empresarial seguro e livre de pragas. A presença de insetos e roedores pode comprometer a reputação do negócio, afetar a saúde dos colaboradores e até gerar prejuízos financeiros. Se você é empresário e deseja proteger seu estabelecimento, fique atento a estes 5 sinais que indicam que chegou a hora de contratar uma dedetizadora profissional

Profissional de dedetização aplicando produto químico em um escritório, usando equipamento de pulverização e roupa de proteção.

1. Fiscalização sanitária e normas de segurança

Em Brasília, empresas do setor alimentício, hotéis, escritórios e indústrias devem seguir normas rígidas da vigilância sanitária. A falta de controle de pragas pode gerar multas, interdições e até perda de licenças. Se você ainda não tem um plano de controle de pragas regular, contar com uma dedetizadora profissional como a DF PRAGAS pode evitar problemas futuros.

Infográfico sobre os 6 problemas graves que uma empresa pode enfrentar se for flagrada irregular no controle de pragas durante uma fiscalização, incluindo multas, interdição, perda de licenças, danos à reputação, riscos à saúde e ações judiciais.

2. Aumento de reclamações por alergias ou problemas respiratórios

Pragas como baratas, pombos e roedores são conhecidas por serem agentes transmissores de doenças e alérgenos. Poeira de fezes, ácaros e até mesmo picadas de insetos, podem estar por trás de sintomas respiratórios e alergias em funcionários. Se notar um aumento de relatos de irritação na pele, espirros frequentes ou outros problemas de saúde, pode ser um sinal de infestação invisível.

Homem jovem sentado em um sofá utilizando uma máscara de oxigênio, aparentando dificuldades respiratórias.

3. Danos em estoques, móveis e estrutura do imóvel

Se você encontrar pacotes de alimentos roídos, móveis com sinais de cupins ou fiações elétricas danificadas, não ignore. Pequenos sinais podem indicar uma infestação maior. Clima quente e úmido favorece a proliferação de pragas como cupins e formigas. A prevenção é essencial para evitar prejuízos estruturais.

Mão segurando madeira danificada por cupins, mostrando estrutura comprometida e sinais evidentes de infestação.

4. Surgimento frequente de pragas, mesmo após medidas caseiras

Se sua empresa já tentou métodos caseiros, como iscas, armadilhas e sprays, mas as pragas continuam aparecendo, é um indício claro de que a infestação está além do que um controle amador pode resolver. Empresas precisam de soluções duradouras, como dedetização, barreiras químicas, aplicação de produtos profissionais e inspeções regulares.

Barata cômica e expressiva espiando por trás de uma parede, com olhos grandes e uma aparência semi-realista.

5. Funcionários ou clientes relatando presença de pragas

Se colaboradores ou clientes começarem a notar baratas, ratos, formigas ou qualquer outro tipo de praga no ambiente da empresa, isso já é um alerta sério. Além de gerar desconforto, a presença desses invasores pode comprometer a confiança no seu negócio e afastar clientes.